terça-feira, 9 de junho de 2009

Professoras da CEFET organizam City Tour no MISC e pelo Centro Histórico.

As professoras Vânia Nadaf, Maria Dalva Souza Siqueira, e Maria Antônia, todas da CEFET, organizam semanalmente um City Tour pelo Centro Histórico de Cuiabá para mostrar a importância dos casarões para os seus alunos.


Essa tour é uma prática constante no guia de Turismo, um curso profissionalizante que estimula os alunos a conhecerem um pouco da história do Centro Histórico e ter a sensação de como era a vida dos antigos moradores nesses casarões.


O Centro Histórico é um habitat de vários moradores de rua e prostíbulos espalhados por esses becos, em qualquer período do dia. Mas isso nunca foi problema para a turma dessas professoras. Maria Dalva professora de Geografia acredita que isso serve para alunos conhecerem a realidade.


“Nunca aconteceu nada com os meus alunos. Algumas vezes um ou outro some com medo desses moradores, mas de fato sempre foi tranqüilo. Já ouvi várias pessoas falando de violência, mas acredito que isso não acontece”, enfatiza.


Mostrar a cultura e estabelecer um vinculo dos alunos com o Centro é uma das importâncias dessas professoras, pois além de ser um atrativo, os alunos ficam surpresos e impressionados ao saber que ainda a famílias moram nos becos.


A professora Vânia Nadaf de História explica que muitos desses alunos passam diariamente em frente ao MISC, mas não tem a idéia de que lugares como o MISC está sempre de portas abertas.


“Eles não sabem o que estão perdendo, mas é por não ter essa visão do Centro Histórico. A gente vai explorando esses lugares, e em conseqüência os alunos vão se interessante pelo assunto e começam a perguntar”, explica a professora.


Em média 10 turmas fazem esse percurso semanalmente pelo Centro. 5 turmas do integrado, 2 pós médio nacional e 3 do pós médio regional ficam por dentro dos casarões, becos e igrejas que complementam e dão a cara da antiga Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário