quarta-feira, 8 de julho de 2009

Moisés Martins e o Centro Histórico de Cuiabá

Por volta das 19:50 de ontem ( terça-feira), Moisés Martins, Secretário Adjunto da Cultura do Município, ministrou uma breve palestra sobre o Centro Histórico de Cuiabá.


Moisés começou a palestra com um clipe de fotos antigas e o hino de Cuiabá em ritmo de rasqueado, comentando sobre os casarões antigos, influênciados maciçamente pela colônia portuguesa, e sobre a sede do MISC que antigamente foi usado como sede de partidos políticos.


Explicou também sobre a igreja da Oratória, esta de frente para o museu (MISC), dizendo que é a única do mundo a ter as costas voltadas para o por do sol.


Enquanto a palestra continuava com seu andamento normal, Moisés relatou um caso que aconteceu em 1974. Neste ano chovia a mais de uma semana no mês de março, provocando a maior enchente que Cuiabá já viu, acabando assim com a cultura e os costumes, destruindo com os bairros Terceiro, Terceiro de dentro e Terceiro de fora, deixando Cuiabá em estado de calamidade.


Passado o momento de espanto devido ao acontecimento de 1974, Moisés Martins finalizou a palestra falando sobre o Centro Histórico. “Temos que ter a visão do Centro Histórico não apenas da Geografia, mas o universo como um todo. Não podemos perder a concepção cultural das coisas. Na praça da Mandioca onde me criei foi que tudo começou, ali sim começa o processo de centro histórico”, finaliza Moisés;

Nenhum comentário:

Postar um comentário