quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Terceira edição da Miti começa nesta sexta-feira


Imprensa Miti


Cuiabá está prestes a se transformar na capital do teatro infantil. Os primeiros espetáculos da 3ª Miti, a Mostra Internacional de Teatro Infantil, serão encenados neste sábado a partir das 14 horas. Até 25 de outubro, 30 espetáculos, 22 oficinas e ações de audiovisual, literatura e música movimentarão mais de dez palcos espalhados pela cidade.

A Miti vai converter a paisagem local em diferentes cenários e os habitantes em expectadores e atores durante o mês das crianças. Para cumprir o desafio, foram convocadas trupes que vem de muito longe: Argentina, Bolívia, Chile e Colômbia. De longe: Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. E de pertinho: Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso.Nesta terceira edição, o público alvo continua sendo as crianças, já os números da Mostra agora têm tamanho grande!

Ao todo, serão 23 dias preenchidos com atividades lúdicas e pedagógicas e 22 companhias de teatros, sendo nove internacionais. As ações serão realizadas em 11 espaços diferentes: Teatro e Centro Cultural da UFMT, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Museu de Imagem e Som (Misc), parque Mãe Bonifácia, Clube Feminino, Palácio da Instrução, praças Alencastro e 08 de abril, e shopping Pantanal. Os espetáculos são abertos a todo o público.

O primeiro espetáculo ficará por conta da trupe argentina La Plaza. A partir das 14 horas, eles encenam a peça “Mágico por Acaso”, no Centro Cultural da UFMT. Com a manipulação de bonecos (e do universo da ilusão e magias), o grupo vai contar a saga de cinco personagens. O Grande Patrick – típico ilusionista de cartola e black-tie; o Professor Boff, cientista que domina a gravidade, a eletricidade e as forças da natureza; o misterioso mágico chinês Chung Ling Yu, que encanta com aparecimentos, desaparecimentos e belos jogos de lenços e flores; Tony, o “escapista” e a incrível saída de uma caixa de aço; e a exótica Isis, vinda do distante Egito com os misteriosos truques que surpreenderam gerações ao longo do tempo.Continuando o sábado, a arte cênica migra para o Pantanal Shopping. Lá, às 17 horas a companhia cuiabana Teatro Fúria apresenta “Encaixotando Shakespeare”. A peça que já foi encenada pelos furiosos em várias capitais do país, mergulha no universo literário narrando estórias dos personagens de Shakespeare, que cansados de reviver diariamente há quase 500 anos suas tristes histórias se rebelam. Eles sequestram Shakespeare e exigem que ele lhes dê o livre arbítrio para viver suas vidas como desejam.Encerrando o dia da Miti, às 18h ocorre - também no Pantanal Shopping, a distribuição gratuita do livro “Bugrinho que menino é esse!”, de Daniela Freire. Na ocasião, a escritora estará presente para bate-papo informal com os leitores, “contação” de curiosidades e autografar exemplares.
O ingresso para cada apresentação é um brinquedo em bom estado que deve ser entregue antes do início de cada espetáculo. A participação de escolas requer agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (65) 3028-6285. Os brinquedos arrecadados pela Miti serão doados para as entidades sociais Favela Ativa, Casarão da Cutia, Creche Adrià e Cristo Servo.


Para mais informações a respeito dos grupos que farão parte da terceira Miti acesse o blog http://www.mostrainfantil.blogspot.com/


Serviço


O que: Mostra Internacional de Teatro Infantil

Quando: 02 até 25 de outubro de 2009.

Onde: 11 palcos espalhados por Cuiabá.

Quanto: espetáculos gratuitos.

Informações: (65) 3028-6285 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário